sexta-feira, 25 de abril de 2014

Sugestão de oficina para o LUTAS Londrina


Luiz Otávio Ribas


Nunca esquecer que é fundamental contar com as próprias forças”.
A consciência histórica trata de nossa responsabilidade diante de nossa realidade, apoiado no estudo de nosso próprio passado, da herança cultural formadora do presente.
Leopoldo Zea

Minha sugestão é que vocês criem espaços de diálogo com o pretexto de discussão da grade curricular. Uma possibilidade são os círculos de cultura, com dinâmicas de grupo e a arte.
Uma experiência legal no NAJUP Luiza Mahin foi uma oficina de cartazes com o questionamento “Para que serve seu conhecimento?”
O grupo do SAJU-BA organizou uma instalação no hall da faculdade denunciando os casos de machismo vivenciados pelas mulheres.
Vocês podem ouvir relatos nas salas de aula e coletar frases que vocês considerem “pérolas” dos professores e alunos. Com base nestas frases vocês buscam sintetizar um tema que pode ser extraído. A frase é escolhida porque abrange um número grande das outras falas, porque demonstra uma dificuldade de compreensão da realidade, porque expressa uma visão de mundo fatalista e porque representa uma opinião opressora.
Numa conversa em grupo vocês pensam frases que seriam a negação desta, até chegar em apenas uma frase, que seja afirmativa e que contenha a visão de mundo de vocês, seus antivalores e uma possibilidade de ação para libertação.
Com base nestas frases (tema e contratema) vocês pensam perguntas. Trata-se da problematização. Tanto perguntas que fariam para as pessoas que falaram ou que expressem dúvidas de vocês sobre o assunto (perguntas exploratórias), quanto perguntas que encaminhem ações transformadoras (perguntas problematizadoras da ação).
Agora segue um estudo de aprofundamento teórico sobre as perguntas levantadas. Com base neste estudo podem ser pensados temas para serem abordados em uma oficina (conteúdo programático).
No fim, é só planejar a ação cultural. Quanto tempo vai durar, onde vai ser, qual o material didático necessário, os recursos audiovisuais etc.
Na prática pedagógica vocês podem aproveitar para anotar novas frases e recomeçar o trabalho. Ou podem ser usados temas que ficaram de lado na escolha do tema na primeira vez.
No círculo de cultura todos falam, se quiserem. Os educadores-educandos proporcionam a reflexão, com perguntas planejadas e outras improvisadas. O objetivo é planejar e executar uma ação. Toda prática pedagógica precisa ser também formadora para que possa ser reproduzida por quem participa.

Um comentário:

  1. Até a próxima Ribas! Obrigado pelo espaço e por ter aceito o convite!
    http://lutas-londrina.blogspot.com.br/2014/05/no-dia-24-de-abril-de2014-recebemos-em.html

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