terça-feira, 22 de novembro de 2011

Indios Guarani Kaiowá são vítimas de massacre no MS

No dia 18 de novembro de 2011 foi executado por pistoleiros o cacique e líder espiritual da etnia guarani kaiowá Nisio Gomes, cerca de quarenta homens armados invadiram a comunidade e executaram o cacique com tiros de calibre 12 na frente do seu filho, segundo relatos há mais mortos, feridos e desaparecidos. Mais informações nos endereços:

Abaixo segue um texto sobre o assunto:

AS MÃOS DA PRESIDENTE DILMA ESTA MANCHADA COM O SANGUE DOS POVOS INDIGENAS

por Kuana Kamayurá, terça, 22 de Novembro de 2011

Simplesmente não consigo conter minhas lágrimas!!

Em 18 de Novembro de 2011, pistoleiros, funcionários da empresa de segurança SEPRIVA, contratados pelas fazendas Chimarrão e Querencia, executaram o cacique e lider espiritual Nisio Gomes da etnia guarani-Kaiowá, por um grupo de aproximadamente 40 homens encapuzados e fortemente armados.

O grupo estava em um caro chapa branda com um simbolo de uma águia em sua lateral.

Sendo que a imprensa esta focando somente na morte do cacique e não na situação em geral.

É importante saber que, após a morte do cacique, houveram mais assassinatos, ao todo 12 pessoas, só no dia de ontem, segunda-feira dia 21 de Novembro de 2011 foram 5 mortos....Cabe saber tambem que 6 crianças estao desaparecidas, 2 adolecentes e a esposa do cacique Nisio.

è simplesmente muita crueldade o que é feito com os nossos índios no Brasil....pessoas simples que só querem ter o direito de viver em paz em suas terras!

Sabemos que a empresa SEPRIVA possui uma lista dos proximos lideres a serem mortos e ontem a noite funcionarios da empresa foram encontrados reunidos para fazer um "churrasquinho" nas proximidades do acampamento Guarani.

Agora eu paro pra me perguntar ate quando isso dara proseguimento sem que nenhuma providencia seja tomada?

Ate quando os ativistas indigenistas que lutam contra BELO MONTE vão continuar me dizendo que eu publico notas exageradas e mentirosas, se recusando a abrir os olhos para esta dura realidade crual?Os povos do xingu não estao livres dessa crueldade não! Um plano de invasão ao xingu para ampliamento da produção de gado de corte, soja, cana-de-açucar e milho ja esta sendo executado!

Ate quando as pessoas vão continuar se emocionando com o holocausto de Hitler, com o genocidio da Ku-Kux-Klan, sendo que um genocidio pior, um holocausto de maior proporção esta acontecendo no Brasil e em pleno século XXI??

Ate quando essas pessoas vão deixar de ser hipocritas e se concientizarem de que estão no Brasil e que é para os problemas brasileiros que devem se voltar??

Ate quando as pessoas vão viver de superficialidade e hipocrisia pensando que os outros paises são melhores que o pais em que voce vive? Ate quando as pessoas vão se preocupar com a guerra religiosa no oriente médio e fechar os olhos pra guerra cruel e covarde que esta em pleno auge aqui mesmo, no Brasil?

ÍNDIOS SÃO PESSOAS!!!

como voce, como eu, como todos!

Temos sentimentos, vontades, tristezas,direitos!

Não somos uma peste de plantação que é facilmente eliminada com um pesticida!

NÓS SOMOS SERES VIVOS!!

Tente entender, se colocar no nosso lugar e ter a conciencia de que, antes de voce negro chegar ao Brasil, o branco ja estava aqui.....e de que, antes de voce branco chegar nesta terra, NÓS ÍNDIOS, JA ESTAVA-MOS AQUI!!

ESTA TERRA É NOSSA....DE FATO E DE DIREITO!!!

Mas nós não queremos tudo por que não somos egoistas e sabemos que voce, negro, branco, asiatico, o que seja, tambem precisa de um espacinho só seu para voce sobreviver nesta terra!

Nós so queremos um pedaço para poder fazer nossas casas, plantar nosso alimento e viver em paz com nossa comunidade!

O Brasil é o quinto maior país em extensão do mundo; uma área total de 8.514.876 km²; 8.456.510 km² só de terra solida; apenas 12,5% de toda a extenção territorial brasileira corresponde a demarcação territorial indigena....

E VOCE ACHA MESMO QUE ISSO É MUITO?

Para o tamanho total do brasil, 12,5% é muito?

Quer dizer que nós, que estava-mos aqui muito antes de voces pensarem em chegar aqui por meio dos vossos ancestrais, não temos direito de ter e usufruir de apenas 12,5% de nossa terra??

As terras brasileiras não são da união! Elas foram assim declaradas pelos brancos invasores que chegaram aqui por acidente, tiveram a cara de pau de declarar a nossa terra como sendo deles e desde então só vem implantando crueldades contra nós, os povos originarios?

E voce acha isso correto?

Nós so queremos viver em paz na nossa terra e devido a isso somos mau tratados, violentados, queimados em praça publica pelos filhos dos deputados que nenhuma puniçao recebem, temos nossas casas invadidas, nossos filhos, nossos maridos assassinados diante de nós, nossas filhas e mulheres são estupradas e mortas diante de nós, nossas casas são queimadas durante a madrugada, sofremos humilhações diversas em nossas aldeias e nas cidades, somos tratados como bichos nocivos.....E VOCE ACHA ISSO CORRETO?

A taxa de homicidios contra indigenas tem uma média de 60 homicidios por ano, desses 60, 45 são cometidos contra os Guaranis-Kaiowás que tem sua taxa de homicidio 20 vezes maior que a do estado de São Paulo.

A média de homicídios no Recife (PE) foi de 90,5 homicídios para cada 100 mil habitantes. A cidade mais violenta, segundo o estudo, foi Coronel Sapucaia (MS), com a taxa de 107,2 homicídios para cada 100 mil habitantes - quase a metade da registrada entre Guaranis-Kaiowás. Em São Paulo a taxa de homicidios é de 10,3 para 100 mil habitantes. Entre os Kaiowás, a taxa foi de 210 para 100 mil habitantes.

E nós índios gostamos de nos fazer de coitadinhos?

COITADINHOS?

Índio não é coitadinho e nem se porta como tal.....mas somos sem voz.....por que VOCE com o seu preconceito, ganancia e egoismo sufoca a nossa voz!!

Não sou contra a Europa nem ao homem branco. Nenhum índio é!

Sou contra o colonialismo OCIDENTAL BRANCO, que massacra povos e destrói culturas e ambientes.

Nenhum índio de todo esse continente, se sentiu ameaçado ou incomodado com a chegada do Europeu. Pelo contrário: gostaram! Os próprios cronistas europeus da época da chegada revelam isso, implícita ou explicitamente, em seu discurso. Mesmo porque os povos daqui já estavam acostumados com a presença de outros povos: os nórdicos europeus, que há muito tempo já frequentavam a costa atlântica da América do Norte; os chineses, oceânicos, polinésios, melanésios que desde a pré-história mantiam comércio com a costa pacífica, da Califórnia à Terra do Fogo. Portanto, a chegada de mais um povo não era uma experiência inédita nessas terras. E por isso também foram bem recebidos.

O problema começa quando, ao contrário dos outros povos, os europeus mostraram a que vieram: escravizar, explorar, desrespeitar, matar e destruir.

Hoje, muitos índios tem medo do homem branco e de sua maldade, de sua ganancia, de sua crueldade!

E nós é que somos os selvagens. SELVAGENS???

O problema continua quando essa postura se mostra a mesma, depois de cinco séculos: aldeias continuam sendo invadidas e destruídas. A vida dos povos indígenas continua sendo desrespeitada.BELO MONTE o é o exemplo mais recente disso! E agora as medidas provisorias de redução de terras e o projeto de emenda constitucional que da ao congresso exculiva competencia de ditar qual terra indigena sera demarcada, homologada, reduzida ou extinta.

ISSO É A GOTA DAGUA....aliás...mais do que a gota por que ja transbordou...ja passou dos limites toleraveis.

Mato Grosso do Sul é o exemplo mais gritante: dezenas de indigenas são mortos a tiro, pauladas, emboscadas de incendios criminosos, suicidios simulados todos os anos, sem que nem governo nem população faça nada para mudar esse quadro.

E nós somos os selvagens?

Eu não me importo em estar incomodando e nem de estar sendo ameaçada, humilhada e sendo chamada de india falsa.....FODA-SE VOCE QUE ME CHAMA DE INDIA FALSA!! Voce não tem como provar pois não é portador do meu DNA!

Meu discurso não é para ganhar troféu de simpatia. Não me importo se estiver incomodando mais gente. Acho isso extremamente esperável! Se o discurso a favor dos povos indígenas não incomodasse, eles não estariam tão isolados em sua luta. Não estariam "confinados" em reservas de terra pobre com condições de plantio precárias. Não estariam morrendo de fome e a tiros... Prá mim, sempre foi lógico que esse discurso desagradaria muitos. Talvez até a maioria, posto que apenas uma minoria realmente respeita esses povos.

A idéia não que todos se transformem em "indígenas". Que esqueçam suas culturas e/ou suas escolhas. A idéia não é expulsar todos os europeus e eurodescendentes daqui. A idéia é muito mais simples: CONVIVÊNCIA PACÍFICA E RESPEITOSA. Há terras para todos aqui... Os povos originários só querem que sua cultura seja respeitada, seu modo de vida seja respeitado... e, para isso, suas terras têm que ser respeitadas. Óbvio que isso trará restrições aos "brancos". Não poderão, por exemplo, construir uma Belo Monte. Nem expulsar aldeias de suas terras tradicionais, à beira do mar, para construir condomínios de luxo. Ou por fogo em um índio e depois sair impune apenas com um "desculpa, foi um engano, pensei que fosse um mendigo".

Minhas lágrimas não param de irrigar meus olhos e banhar meu rosto diante de tamanha crueldade contra este povo tão sofrido. O povo indígena....O MEU POVO!

E o pior de tudo isso é saber que pessoas se regozijam com tal fato e ate me chamam de mentirosa, de india falsa, levantando calunias contra mim e contra todos os povos indigenas!

Sem falar tambem do orgulho falso de alguns poucos indios sangue-puro que dão mais credito aqueles que buscam tirar proveito proprio emcima das desgraças dos povos indigenas, atrapalhando até o trabalho daqueles que tentam ajudar sem nenhuma intenção de lucrar.....simplesmente trabalhando e se pondo em risco por amor....amor ao sangue...amor aos povos indigenas....amor verdadeiro.....sofrido.

Eu não tenho culpa de ter sangue misto, de ter nascido fora da aldeia, de não conhecer muito bem os costumes, de não saber falar a lingua de meu povo.....

Mas VOCE tem culpa da sua arrogancia, da sua prepotencia, das suas acusações falsas e de suas mentiras proferidas, da sua falta de ação, do seu comodismo, da sua COVARDIA!!

Lingua, costumes, tradições....isso se aprende....mas CARATER agente nasce com ele....e se voce verdadeiramente não faz nada para mudar esta situação, semeia tenpestades de discordias ou sinda pensa que índios são demonios, preguiçosos, almas perdidas, folgados que precisam ser esculaxados e que não tem direito nenhum por ganhar fortunas da FUNAI....sinto muito....mas VOCE alem de ter uma alma vazia e um espirito pobre, não passa de um ser completamente sem carater e absolutamente despresivel.

SER ÍNDIO NÃO ME TORNA MELHOR DO QUE VOCE.....MAS AS MINHAS ATITUDES SIM!

A sua falta de ação, o seu pensamento preconceituoso e suas atitudes egoistas te tornam inferior a mim, não importa de que raça voce seja!

Com muita tristeza no coração e chorando muito, encerro por aqui.

GENOCÍDIO KAIOWÁ

Homenagem ao cacique Nísio Gomes

Por Paulo Roberto Silva

Homens e mulheres

Amantes da natureza

Sempre à caminho da paz

Seguem rumo ao mar,

Seja no sul, ou no norte,

Buscam sua terra-sem-males.

Para onde quer que vá

Só encontram outros seres,

Também chamados de homens,

Que não querem a paz,

Não querem a natureza,

Não querem o mar.

Não querem amar,

E no confronto de visões

Apagam o "Sorriso"

Matam e exterminam o Kaiowá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário