domingo, 14 de agosto de 2011

Prisão de advogado do movimento popular em despejo é objeto de manifestação da Relatoria do direito à cidade

Alô, assessoria jurídica popular!
Partilho notícia importante:

Advogado atuando na defesa de famílias em assentamento urbano na cidade de São Paulo é preso pela Polícia Militar e 80 famílias são despejadas.

A prisão do advogado Benedito Barbosa, do movimento popular que fazia a defesa de um grupo de sem-teto que era despejado em São Paulo, demonstra a violência dos despejos que estão ocorrendo no Brasil e o preconceito da polícia militar de São Paulo. O caso foi tão emblemático da violação do direito humano à moradia e do desrespeito ao Estatuto da OAB, que garante ao advogado o direito de comunicar-se com seus clientes para fazer a defesa dos seus direitos, que a Relatoria do direito humano à moradia fez uma denúncia e um pedido de providências a vários órgãos públicos e entidades.
Vejam o vídeo da TVT.


As seguintes providências foram requeridas por Orlando Alves dos Santos Junior, relator do direito humano à cidade; Cristiano Muller, assessor da relatoria do direito humano à cidade; e Danilo Uler Corregliano, da Secretaria Executiva da Plataforma Dhesca:
- A Secretaria Especial dos Direitos Humanos e o Ministério da Justiça verifiquem da necessidade de inclusão imediatamente do advogado Benedito Barbosa no Programa Nacional de Defensores dos Direitos Humanos, com proteção integral, e investiguem eventuais repercussões ou ameaças contra ele ou integrantes da comunidade.
- Nomeação, pelo Ministério da Justiça, de funcionário designado a acompanhar o andamento de eventual inquérito policial aberto para investigar a detenção do advogado Benedito Barbosa, levando os responsáveis à Justiça.
- A OAB/SP designe comissão de advogados para acompanhar o caso e apurar eventual violação do exercício da função na conduta policial militar contra Benedito Barbosa, membro do seu quadro de advogados.
- A Coordenação de Prevenção e Mediação de Conflitos Fundiários Urbanos do Ministério das Cidades interceda em favor das 80 famílias perante a Prefeitura Municipal de São Paulo para que atenda emergencialmente as famílias que sofreram o despejo, dando atenção para as crianças, os idosos, os enfermos, a todos e todas.
- O Ministério Público Estadual e a Corregedoria da Policia Militar abram inquérito para identificar os Policiais Militares e investigar eventual abuso de poder por parte dos Policiais Militares que aparecem no vídeo efetuando a detenção do advogado Benedito Barbosa, bem como do Comandante da operação de despejo.


Um abraço,
Betânia

3 comentários:

  1. Covardia é apelido.

    Quando vemos um advogado passando por este tipo de truculência, é de se pensar como é que são tratadas estas pessoas longe das câmeras da TV...

    ResponderExcluir
  2. Já passei por isso defendendo o Movimento Passe Livre em outubro de 2006. Agora,espero por uma indenização devida pelo Estado de Sergipe. Na época, a OAB/SE fez um desagravo público e entrou no caso. Não sei qual a conjuntura em São Paulo, mas o companheiro e o Movimento precisa pressionar a OAB/SP para que ela defenda o direito do Movimento de ter uma defesa. Afinal, Se toda vez que um advogado for defender alguém ficar preso, ninguém mais será defendido nesse país.

    ResponderExcluir
  3. Covardia típica das forças de repressão.

    É hora do movimento por moradia buscar a união, independente de bandeiras partidárias, união para a luta, pois atuando de forma isolada e cada ocupação tendo que se virar, fica mais fácil a repressão e os despejos. É hora de fortalecer a solidariedade dos de baixo e buscar a unificação das lutas. Em cada ação de despejo, a presença de vários movimentos, mudaria a correlação de forças.

    Quando os debaixo se movem os de cima caem!!
    Viva a luta popular!

    ResponderExcluir