sábado, 2 de julho de 2011

Fica Graciosa: campanha lançada com sucesso em Pinhais

No último domingo, junto ao grupo de extensão Direito e Cidadania/UFPR, estivemos presentes ao lançamento da campanha "Fica Graciosa", junto aos moradores do Jardim Graciosa, em Pinhais-PR, com intensa mobilização de estudantes e militantes do movimento popular por moradia. Divulgamos, aqui, o blogue da campanha e a postagem referente a este encontro.


O frio inverno do município de Pinhais não foi forte o suficiente para espantar o calor humano que tomou conta da Associação de Moradores e Agricultores Familiares da Planta Graciosa no último domingo. Em meio a um almoço festivo, moradores e apoiadores lançaram a campanha “Fica, Graciosa!”, uma iniciativa da Associação para contar a todos a história de uma das últimas Vilas Rurais da Região Metropolitana de Curitiba.

O Jardim Graciosa é um conjunto de chácaras habitadas há décadas por famílias que praticam agricultura de subsistência, cultivando hortas, pomares e pequenas criações de animais. Há algum tempo, a vila rural tem sofrido ameaças ilegais de despejo da Prefeitura que, em conjunto com o mercado imobiliário, pretende instalar no local um condomínio fechado de luxo. Com a campanha, os moradores pretendem combater o pânico que a Prefeitura tem disseminado no local, procurando apoio em vários setores da sociedade.

Após um delicioso almoço, moradores, estudantes e militantes do movimento popular por moradia fizeram falas apoiando a luta da associação. Em seguida, foi exibido o documentário “Fica Graciosa”, de autoria do Núcleo de Comunicação e Educação Popular da UFPR – NCEP. Também foram distribuídas as camisetas “Fica, Graciosa”.

Além das camisetas, estão previstas uma série de atividades na campanha, como panfletagem, eventos e iniciativas de comunicação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário