domingo, 11 de abril de 2010

Adeus Sete Quedas, adeus Ivo Rodrigues



Trinta anos após a morte covarde das Sete Quedas, o Salto de Guaíra, no Paraná, em prol da usina de Itaipu, ainda hoje a maior hidrelétrica do mundo em funcionamento, morre também um dos maiores ícones do roquenrol paranaense. Ivo Rodrigues Jr., o vocalista da banda Blindagem, importante grupo musical das terras das araucárias, faleceu no último dia 08/04. Sua voz potente embalou importantes momentos da cultura paranaense, tendo inclusive eco nacional. Em especial suas parcerias com o transpoeta Paulo Leminsque merecem destaque, na história da música popular nacional. Mas também merece ênfase seu lado compositor preocupado com a realidade social, pelo que nos cabe lembrar aqui sua letra de "Adeus Sete Quedas", em homenagem à maravilha natural às margens do rio Paraná que desaparecia submergindo em nome da civilização ocidental de corte burocrático-militar, deixando mais de dez mil famílias deslocadas de seu chão e dando forte impulso a movimentos populares de atingidos por barragens e de trabalhadores rurais sem-terra.

Eis a letra da canção, versão sulina do "Sobradinho" de Sá e Guarabira:
ADEUS SETE QUEDAS



(Alberto Rodriguez - Ivo Rodrigues Jr. - Paulo Juk - Paulo Teixeira)
Deus na sua infinita imprevidência
Deu ao homem uma pá de inteligência
É... mas não lhe deu prudência
E o homem sangrou a Terra
Furou os montes
Perfurou espaços
Assassinou florestas
E por não ser Deus

Não descansou no Sétimo Dia
E o homem no Sétimo Dia
Aplainou Sete Quedas
Escondeu o grito de revolta
Das águas tombando milênios
Com a cera do concreto
Ensurdeceu ouvidos
Dos mortos que guardam
O canto das sereias
Se banhando no Guaíra
Adeus Sete Quedas, adeus Guaíra
Teu canto de agonia, meu filho não ouvirá



2 comentários:

  1. Olá
    Gostei muito do som da banda Blindagem, eu já conhecia a música "Dias incertos". Uma grande surpresa foi a 5ª Sinfonia de Bethoven, muito legal!

    Fiquei lembrando de nosso amigo Prof. Caubet, que escreveu sobre a Itaipu Binacional, que virou o livro:
    CAUBET, Christian Guy. As grandes manobras de Itaipu: energia, diplomacia e direito na Bacia do Prata. São Paulo: Acadêmica, 1991.

    É possível encontrar vários artigos dele no sítio: http://www.buscalegis.ufsc.br/

    Além dos seus memoráveis depoimentos no documentário "A carne é fraca", disponível no sítio: http://www.youtube.com/watch?v=EghRqeZA-TU

    O debate da Itaipu e dos movimentos dos atingidos por barragem voltará aos jornais e aos blogues, agora que irão mesmo construir a hidrelétrica no Rio Xingu, no Pará.

    ResponderExcluir
  2. Que triste, Pazello...

    Temo que alguma canção assim terá de ser cantada por aqui, em terras piauienses, onde serão construídas 5 barragens (!) ao longo do rio Parnaíba, supostamente para evitar as enchentes. O detalhe é que com desequilíbrio do clima, não se sabe se o regime de chuvas sequer vai continuar o mesmo- como já anda incerto hoje- e o Parnaíba é um Rio que já sofre com o assoreamento, inclusive na capital. Mas quem ousaria levantar a voz para impedir o tão aclamado e festejado "progresso", que trará a solução para todas as misérias desse canto esquecido do país?

    ResponderExcluir