sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

XII ERENAJU - Reunião virtual

Ao que aparenta, o XII Encontro da Rede Nacional de Assessoria Jurídica - RENAJU - anda a todo vapor, ou melhor dizendo, bytes no tráfego virtual. Com a próxima reunião agendada para o dia 07/02, às 19h (horário de brasília), esta semana circulou no grupo de discussões da Rede o denominado Plano Político Pedagógico do XII ERENAJU, aguardado desde a última (e primeira) reunião para a construção coletiva do evento.

Nota-se, desde então, o amadurecimento das Assessoria Jurídicas para a organização do Encontro anual mais importante da RENAJU proporcionardo pelo marco decisório de se estabelecer uma espécie de guião metodológico antes de se lançar a (difícil) atividade de elaboração da programação, que será referente ao período de 31 de março a 04 de abril, em Teresina, Piauí.

O Plano Político Pedagógico se traduz em um documento de aproximadamente 15 páginas, dividido em sete seções, que tratam da apresentação da idéia, da RENAJU e sua atual conjuntura, das AJUPs existentes no Piauí (estado sede), da justificativa do encontro, dos objetivos gerais e específicos e da metodologia a ser utilizada; tudo isto envolto em um referencial teórico, que conta com Marx, Freire e Boal. Tal instrumento basilar concretiza a interface científica dos questionamentos lançados através da proposta de realização da Mostra de Pesquisa sobre a praxis da Assessoria Jurídica Universitária Popular.

O diálogo acerca do PPP será realizado na próxima reunião virtual, o que pode acarretar mudanças ao texto diminutamente aqui exposto na medida em que a proposta é de construção coletiva. Assim, não esqueçam (!): dia 07/02 (domingo), às 19h (horário de brasília). Até lá!

2 comentários:

  1. Olá Mariana e demais integrantes da RENAJU!

    Seria legal que o documento, o plano político pedagógico, fosse disponibilizado por aqui para a leitura. Podemos fazer isto pelo "Scribd", o que acham?

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa do blog.

    Como professor, advogado e pesquisador, fico muito contente que ainda existem pessoas que levam o direito como fonte de transformação da sociedade, muito embora a maioria massiva apenas o vê como técnica pela técnica com a finalidade de angariar certo status em uma sociedade estratificada pelo consumo.

    Caso possa contribuir de alguma forma com a iniciativa do blog, estou à disposição.

    Um abraço,

    Eduardo Matzembacher Frizzo (do blog http://insufilme.blogspot.com/).

    ResponderExcluir