sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Elaine Tavares e o desafio da comunicação

Inauguramos este blogue há pouco mais de 6 meses.
Neste período conheçemos muita gente, propostas e blogues diferentes.
Algumas pessoas se agregaram ao nosso projeto de fazer a comunicação pela internete com os assessores jurídicos populares.
Mas, já pudemos perceber como é difícil atuar na comunicação.

Por isto, temos tentado mesclar postagens sobre a metodologia do trabalho popular, resenhas, notícias, poemas, entre outros. Precisamos aprender ainda sobre a tecnologia dos blogues, além de aperfeiçoarnos na área da teoria da comunicação.
Queremos aprender com comunicadores que aproximam-se de nossa proposta. Já apresentamos por aqui algumas impressões sobre a comunicação na América Latina, com as experiências e obras de Adelmo Genro Filho e Daniel Herz.
Hoje vamos apresentar uma jornalista que merece todo nosso respeito e admiração, que é a Elaine Tavares.


A Elaine Tavares é marxista e defensora do jornalismo da libertação, gosta e lê muito Enrique Dussel e Adelmo Genro Filho. Trabalha como assessora de comunicação do Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC, escreve para a revista "Pobres & Nogentas", no blogue "Palavras insurgentes", e é locutora da rádio comunitária Campeche.

Seu último livro, "Por que é preciso romper as cercas" é um testemunho de uma mulher que ousou ultrapassar as barreiras impostas pelo jornalismo "careta" e adentrou em uma experiência revolucionária de estar-com os sujeitos envolvidos na comunicação. Trata-se de sua atuação como jornalista da RBS no Rio Grande do Sul, quando acompanhou o processo de ocupação da fazenda Anonni e todos os seus desdobramentos. Esta obra ganhará uma resenha em nosso blogue em breve!
Hoje ela publicou no sítio do Jornal Brasil de Fato o artigo "A lição da RBS", onde reflete sobre esta experiência no Rio Grande do Sul.
Uma voz importantíssima para refletirmos sobre uma proposta de comunicação para América Latina, Elaine viveu os bastidores da grande mídia e pisou no barro com os movimentos.
Queremos te homenagear e deixar o nosso caloroso abraço, dos companheiros e companheiras de Passo Fundo, Floripa e de todo o Brasil!


Alguns "canhões de bites" da Elaine Tavares:
Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC
Revista "Pobres & Nogentas"
Blogue "Palavras insurgentes"
Rádio comunitária Campeche


Leia ainda:
"O segredo da pirâmide: uma teoria marxista do jornalismo", de Adelmo Genro Filho

"Violência, política, poder e Estado: reflexões preliminares", de Adelmo Genro Filho
"A história secreta da Rede Globo", de Daniel Herz

Um comentário:

  1. Gostei do assunto que vocês me mandaram, podem continuar mandando estes temas que eu gosto muito!
    E.N.

    ResponderExcluir