domingo, 4 de outubro de 2009

"Já faz tempo que escolhi"

O poema a seguir foi escrito por Thiago de Mello em 1981. Ele trata com cuidado e beleza da escolha política pela luta ao lado dos deserdados e dos feridos de injustiça.

Amadeu Thiago de Mello nasceu na pequenina cidade de Barreirinha, Amazonas, quase na fronteira do Pará, em 1926.


Já faz tempo que escolhi
Thiago de Mello

A luz que me abriu os olhos para a dor dos deserdados
e os feridos de injustiça
não me permite fechá-los nunca mais
enquanto viva.

Mesmo que de asco ou fadiga me disponha a não ver mais
ainda que o medo costure os meus olhos
já não posso deixar de ver
a verdade me tocou
com sua lâmina de amor
o centro do ser.

Não se trata de escolher entre cegueira e traição.

Mas entre ver e fazer de conta que nada vi
ou dizer da dor que vejo para ajudá-la a ter fim
já faz tempo que escolhi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário